Saúde

Usuários reclamam da falta de médicos em UBSs no bairro Fragata

Insatisfação nos atendimentos e falta de medicamentos também são problemas frequentes, segundo pacientes

Foto: Michel Corvello - Ascom - Falta de médicos na UBS PAM é uma das reclamações dos usuários

Por Victoria Meggiato
[email protected]

A falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) PAM e Fraget, localizadas no bairro Fragata, tem causado descontentamento dos usuários. Além da falta de profissionais para realizar o atendimento dos pacientes, a população também reclama da demora nas marcações de consultas e exames e falta de medicamentos. Ao Diário Popular, uma usuária relatou insatisfação no atendimento dos postos, que estão sempre cheios, apesar de não haver médicos.

Uma gripe forte foi o que levou uma usuária, que não quis se identificar, à UBS PAM, localizada na avenida Pinheiro Machado, na última segunda-feira (27). Ela relatou que chegou no local para realizar um teste de Covid-19, que deu negativo. Diante da situação, quis consultar um médico para realizar exames e averiguar os sintomas. Para a sua surpresa, não havia nenhum profissional. "Não teve receita, não teve nada para tomar. Eu não estava só com um gripão, estava mal mesmo, com febre, era caso de me fazerem um raio-x, um exame", disse.

Segundo ela, outras pessoas também estavam no local, mas não havia nenhum médico para realizar os atendimentos. A usuária também reclamou sobre a demora para marcar consultas e exames no serviço de saúde do Município. "Tá um caos, as pessoas esperando por consultas, exames e nada". A falta de medicamentos também foi reivindicada por ela, não só na UBS PAM. "Se a gente vai na UBS Virgilio como eu fui na terça, está faltando remédio da pressão", reclamou.

Problemas pontuais

A situação da falta de médicos, segundo César Lima, Coordenador Geral do Conselho Municipal de Saúde, não é frequente. "Nos parece hoje, que isso é uma situação realmente pontual. [...] Todas as situações que aparecem é caso de realmente funcionários que faltam serviço, ou coisa parecida. Não existe uma afirmação de que neste momento está com falta de médicos nas unidades, a princípio não", ressalta.

Ele ainda destacou que, sempre que possível, uma fiscalização é feita nas unidades para averiguar se há ou não médicos, além de também estarem sempre atentos ao sistema. "Não temos relatos de falta de médicos, nem por usuários, nem por outras pessoas que têm interesse em saber desse problema".

O que diz a Prefeitura

A diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Greice Matos, explica que, atualmente, dois dos quatro médicos da UBS PAM Fragata estão em férias, mas o acolhimento de demandas agudas ocorre diariamente, enquanto na UBS Fraget há médicos todos os dias. "Além disso, quando necessário realiza-se o agendamento de consultas, que nas duas UBSs acontece em menos de 20 dias", diz.

Conforme Greice, algumas medicações estão em processo de compra pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e, eventualmente, podem não estar disponíveis.

Para maior facilidade, os usuários também podem consultar no site da Prefeitura se a medicação está disponível na Farmácia Central ou nas farmácias distritais, pois o medicamento pode não estar disponível na UBSs, mas estar à disposição nestas unidades.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas recebe encontro de Bispos do Rio Grande do Sul Anterior

Pelotas recebe encontro de Bispos do Rio Grande do Sul

Manifestação no Passo do Salso pede melhorias nas ruas do bairro Próximo

Manifestação no Passo do Salso pede melhorias nas ruas do bairro

Deixe seu comentário